O futuro da beleza já chegou

O ramo da beleza vem enfrentando diversas transformações. A difusão da informação, o fortalecimento dos influenciadores digitais no segmento e a multiplicação de marcas independentes estão fazendo com que as grandes marcas tenham de se desdobrar para competir no mercado.

A indústria da beleza percebeu que é preciso renovar o seu foco para comportar um novo crescimento. De acordo com o relatório O Futuro da Beleza, do BrandIdeas, estima-se que que o faturamento do setor chegue a 863 bilhões em 2024. Ou seja, é possível alinhar-se a um propósito, melhorar a vida das pessoas e ainda obter lucros em escala.

A quebra dos padrões

A indústria da beleza sempre foi acusada de estabelecer padrões impossíveis, de negligenciar a diversidade e de vender produtos pouco eficazes. No entanto, à medida que a sociedade passou a cobrar as marcas por mais representatividade, o setor compreendeu que precisava se adaptar para não ficar obsoleto e, por necessidade, adotou um conjunto de valores mais positivo, tornando-se mais franco, mais consciente e mais ético.

No artigo Personalização e minimalismo: para onde caminha o mercado da beleza? , trouxemos o exemplo da Obagi, que iniciou um programa para colocar o Braille em todas as suas embalagens. “Como líderes do setor, precisamos fazer com que mais pessoas se sintam incluídas.” – Jaime Castle, Presidente da marca.

Com a evolução do comportamento do consumidor, surgiram os chamados intelectuais de produtos de beleza (em inglês, skintellectuals). Com mais curiosidade, pesquisa e bagagem de informações, esse consumidor é mais exigente quando se trata de entrega e qualidade e menos leal, aderindo a outras marcas que correspondam mais às suas expectativas.

Beleza Ética

Qual é a composição dos seus produtos de beleza? Eles são testados em animais? Possuem componentes poluentes? O consumidor não está só interessado no preço e na textura do cosmético, ele quer transparência, quer saber se a marca é ética e sustentável. O cliente percebeu que as suas decisões de compra afetam o mundo e, por isso, passaram a selecionar marcas que desempenham um papel mais empático e mais responsável socialmente.

Orientadas para alcançar uma beleza limpa, as marcas estão criando formulações mais transparentes, respeitosas e seguras, com componentes mais naturais, saudáveis e orgânicos.

Já quando se fala em beleza inclusiva, busca-se enaltecer a diversidade de raças, gêneros e faixas etárias. A beleza celebrando a pluralidade de identidades e promovendo a autoaceitação.

Além da exaltação dos diversos tipos de beleza, algumas marcas estão propondo valores ou métodos de precificação mais acessíveis mantendo a qualidade.

Curology

Uma marca de produtos para a pele que fala sobre acne de maneira otimista e positiva. Incentivando que cada pessoa abrace a sua jornada e recupere a sua autoestima nesse processo.

Beauty Pie

Um clube de compradores para viciados em beleza, em que os membros têm acesso a produtos de luxo dos principais laboratórios de beleza do mundo, pagando até 5 vezes menos que o preço normal.

Realce da beleza individual

Ainda segundo o relatório, as pessoas são buscando uma definição mais pessoal de beleza, acreditam que essa categoria de produtos pode ajudá-los a realçar a melhor versão de si mesmos. O interesse em aderir a um ideal único de beleza ou buscar cegamente a ideia de perfeição perdeu força.

É crescente o número de quem busca ajuda personalizada, como produtos que aprimoram identidades sociais e genéticas. A partir dessa demanda, observa-se o surgimento de marcas que oferecem análise de DNA, ou mesmo ciência epigenética, e que consideram informações demográficas específicas do cliente.

A exemplo da epigenética, ciência que estuda a hereditariedade, os fatores ambientais, comportamentais e sociais e como eles influenciam a expressão dos genes e suas características. Acredita-se que esse método irá revolucionar a indústria, se utilizando da biologia para propor tratamentos ultra personalizados. Conheça algumas marcas que já estão atuando no tema:

Biologique Recherche

La Grande Crème, da Biologique Recherche, possui a fórmula EpigenActiv®, com base em descobertas inovadoras em epigenética. A fórmula com peptídeos visa tratar os genes que desencadeiam a formação de rugas e hiperpigmentação.

Prose

Uma marca de tratamento capilar que alcança um diagnóstico avançado do consumidor e cria produtos personalizados elaborados a partir de mais de 50 milhões de combinações possíveis.

A beleza emocional

A vida moderna é acelerada, cansativa e agitada, o que significa que os consumidores estão constantemente procurando maneiras novas, ou antigas, de promover a atenção plena e a felicidade, a fim de combater o estresse do dia a dia.

Rituais ancestrais voltaram a despertar a atenção do público. Incorporando filosofia e técnicas holísticas, os especialistas do setor estão demonstrando que os cosméticos podem aumentar a autoestima, reduzir o estresse e influenciar positivamente o bem-estar emocional. Consequentemente, passaram a desenvolver produtos focados no humor (mood beauty) ou mesmo alinhados aos ciclos humanos naturais e à cronobiologia, para ajudar os consumidores a alcançar equilíbrio interno e bem-estar.

Sabe-se que uma boa noite de sono é muito importante para os cuidados com a pele. As marcas estão aproveitando essa oportunidade oferecendo rituais noturnos:

Dermatologica

O Sound Sleep Cocoon, da Dermatologica, é um tratamento noturno para a pele que inclui um hub on-line com dicas para um sono reparador, técnicas de automassagem na hora de dormir e batidas binaurais relaxantes que afetam as ondas cerebrais e ajudam a induzir o sono. As marcas de beleza também estão desenvolvendo produtos funcionais, desenvolvidos com foco nas emoções e que estimulam o humor positivamente.

Mileo

A Miléo New-York está aproveitando as propriedades curativas da aromaterapia em uma nova coleção sustentável de óleos faciais. Os Hormônios e as mudanças de estação também afetam a saúde da nossa pele. Esse também tem sido um nicho desenvolvido pela indústria de cosméticos.

Knours

Uma marca de cuidados para a pele com produtos personalizados que levam em consideração o ciclo hormonal para oferecer uma rotina ajustada às mudanças naturais do corpo.

Beleza descomplicada

Em busca de praticidade, o relatório O Futuro da Beleza reforça que os consumidores  optam por marcas que os ajudam a descomplicar os processos de cuidados  com a pele. Nesse processo, a inteligência artificial assume um papel solucionador, por meio de produtos inteligentes e embalagens modernas, a beleza está se tornando cada vez mais intuitiva.

Esses produtos tão modernos e, ao mesmo tempo, tão simples, estão criando soluções de beleza minimalistas em resposta a rotinas complicadas. Conheça algumas marcas que já abraçaram esse modelo:

Hello Ava

Um serviço de IA habilitado que ajuda a criar o ritual de beleza perfeito de acordo com as necessidades de cada cliente, por meio de uma conversa digital simples e intuitiva. Produtos fáceis de usar, fórmulas multifuncionais e linhas de produtos simples estão criando soluções de beleza minimalistas em resposta a rotinas complicadas.

Starskin

A 7-Second Morning Mask [Máscara matinal de 7 segundos], da Starskin, é uma solução de beleza multifuncional, que reduz sete etapas de cuidados a apenas um Mask Pad embebido em sérum. Economizar tempo e facilitar os rituais de beleza é a nova ambição de algumas marcas que desejam simplificar as rotinas de skincare.

GHD

A GHD glide é uma escova elétrica que o ajuda a modelar o cabelo, economizando tempo em todas as manhãs.

Beleza de qualidade médica

À medida que os consumidores estão se tornando altamente sofisticados e informados, as fórmulas médicas passaram a ser usadas em casa e com resultados que antes só eram encontrados nas clínicas. A beleza contemporânea se funde com saúde, soluções médicas e descobertas biológicas e todo esse conhecimento pode ser utilizado em casa, por meio de dispositivos acessíveis de tecnologia avançada:

Opté

Um dispositivo antienvelhecimento digital avançado que faz desaparecer manchas, imperfeições e hiperpigmentação. O aparelho pode ser utilizado com segurança em casa.

O mundo da beleza está saindo da lógica de um higienista para a de um biólogo. As bactérias são cada vez mais aceitas por terem um impacto positivo no microbioma da pele, o que significa que pureza e excesso de limpeza são coisas do passado.

Gallinée

Uma marca de produtos para a pele que cuida do microbioma por meio de fórmulas probióticas. Microbioma são as boas bactérias e microorganismos que vivem em harmonia em nosso corpo, elas desempenham um papel protetor e são uma barreira essencial da nossa pele.

Augustinus Bader

Uma marca de produtos para a pele inspirada na medicina regenerativa, que oferece uma técnica poderosa que desbloqueia o código inato do corpo para reparo de tecidos.

A  indústria da beleza está passando por um período de ruptura. Mudanças radicais estão acontecendo, e o resultado disso tende a ser a oferta de mais produtos inovadores, intuitivos, práticos, mas também altamente qualificados. Seja com pesquisas biológicas, com aparelhos tecnológicos ou com o resgate da tecnologia ancestral, o mercado tem um enorme cenário de oportunidades para propor tendências que acolham e atendam ao consumidor.

O estudo aprofundado você encontra no relatório “O Futuro da Beleza” do BrandIdeas. Clique aqui e acesse.

 

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