Pagando para falar – o patrocínio de influenciadores digitais compromete avaliações?

O que você vai ler aqui: o artigo traz insights sobre o poder que os influenciadores digitais e críticos na internet exercem na decisão de compra dos consumidores. O foco principal são as escolhas de viagens e acomodações.

Por que é importante:  em um mundo onde os digital influencers ganham cada vez mais importância perante o público, entender como isso pode afetar o mercado é fundamental.

Conclusão:  as avaliações baseadas em experiências reais ainda são muito importantes, mas os publiposts e anúncios patrocinados estão crescendo e é preciso ficar de olho!

Tempo de leitura:  2 minutos

Na medida em que o setor de lazer e viagem registra crescimento pelo mundo todo, e cada vez mais os consumidores tomam à frente do planejamento de suas próprias férias, qual a relevância dos influenciadores digitais e críticos da internet na influência de escolha de viagens, destinos e acomodações?

Da pesquisa à reserva

Em resumo (mesmo). Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental os papéis de críticos, influenciadores digitais e sites de avaliação são primordiais para o processo de tomada de decisão. A Organização Mundial de Turismo identificou a China, a Alemanha, os Estados Unidos e a Inglaterra como os maiores mercados para passageiros de embarque.

Nesses mercados, 65% dos viajantes buscam por informações para pesquisar, planejar e reservar suas viagens online. Portanto, a exatidão e autenticidade das avaliações e publiposts (posts que contém anúncios patrocinados) são fundamentais não só para a inspiração de viajantes em potencial, como também para gerar conversões na tomada de decisão e alinhar expectativas.

De acordo com o USTA (Associação de Turismo dos Estados Unidos), o processo de tomada de decisão leva em cerca de três a cinco meses antes da viagem. O acesso à informação alinha expectativas e permite compras mais bem-informadas e comparação de valores. Só na indústria de cruzeiros, um único site – Cruise Critic – recebe 6,17 milhões de visitantes individuais por mês e oferece 360,000 avaliações de viajantes independentes. São mais de 50 milhões de posts só no ambiente de fórum. Carolyn Spencer Brown, editora do Cruise Critic, comenta:

“As avaliações dos viajantes são essenciais e têm mais peso do que as avaliações pagas ou pagas para bloggers, porque elas são honestas, reais e geralmente relacionadas aos aspectos de viagem que a ‘pessoa normal’ tem interesse em saber. São detalhes e elementos a se considerar que um viajante experiente ou blogger pode acabar relevando!”

Isso não significa que os influenciadores digitais e publiposts não contribuem para convencer uma tomada de decisão.

“Bloggers pagos que são transparentes sobre sua afiliação ou associação ajudam a influenciar o elemento de inspiração – onde ir, o que visitar”, porém, ela acrescenta: “São as avaliações orgânicas de visitantes (atreladas a fotos e vídeos reais) que realmente dão forma às decisões em potencial.”

Os maiores mercados

A China representa o maior mercado por volume de viagens. É interessante notar que mais de 50% dos viajantes chineses atualmente preferem pesquisar e reservar suas próprias férias, de acordo com Johnny Pan, editor associado da Conde Nast Traveller China. Com mais de 122 milhões de viajantes chineses embarcando por ano, a plataforma integrada WeChat é essencial na busca de recomendações. Na plataforma, a habilidade de ver, selecionar e avaliar os críticos se torna um componente fundamental de transparência da informação.

À medida que o TripAdvisor começa a integrar ferramentas de busca e reserva, o papel dos influenciadores digitais e críticos da internet se torna mais específico e especialista. A busca por expertise e perguntas e respostas de uma fonte independente é valorizada. Entretanto, o papel de Destination Marketing Associations (Associações de Marketing de Destino) e do marketing promocional se torna uma parte igualmente vital do processo.

É fundamental a capacidade dos destinos e experiências de alavancarem seus próprios insumos de marketing digital. O conteúdo integrado digital no formato de avaliações, publiposts em anúncios patrocinados e sugestão de itinerários e dicas de logística fazem parte do mindset do ‘viajante empoderado’ e das ferramentas de reserva.

Hoje, somos todos especialistas

Agentes de viagem, assim como as avaliações pagas, blogs e marketing digital, são vistos como úteis, porém tendenciosos. Usuários que pesquisam sobre suas férias buscam por informações de visitantes como eles, que pagaram o mesmo valor e que foram tratados da mesma maneira – e não de pessoas que receberam atenção especial, como um digital influencer.

É importante lembrar que em sites como o TripAdvisor (e sua irmã especialista, Cruise Critic), mais de 80% das avaliações são positivas. Em um setor focado exclusivamente na inspiração de felicidade e memórias, esse fato reitera a importância de que as pessoas valorizam o compartilhamento de ‘boas notícias’ relacionadas a onde estiveram e se divertiram. Todos nós gostamos de ter nossa ‘expertise’ reconhecida, e nos sentimos felizes em compartilhar os ‘segredos’ de um ótimo feriado.

Logo, o futuro das avaliações no setor de viagem permanecerá pago e orgânico, mas, o tipo de avaliação terá um papel diferente na influência da tomada de decisão para o viajante. Aqueles que buscam por inspiração farão uso de um modelo diferente daqueles que buscam comparação de preço e estão prontos para reservar.

Chris Nurko

Durante os últimos 25 anos, Chris trabalhou em todos os setores da área de Estratégia de Marca e Marketing para o universo corporativo, consumidores e ONGs ao redor do mundo.

Inovador inveterado, Chris acredita no poder da criatividade para definir o futuro através de branding. Particularmente, Chris é praticante líder de Visão Corporativa e Estratégia com Propósito.

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