O que você vai ler aqui: o texto traça um paralelo entre a ferramenta storytelling e a jornada do herói, presente em obras como Star Wars.
Por que é importante: o storytelling tem se consolidado cada vez mais como uma das formas de proporcionar uma experiência de marca relevante. Alguns exemplos tirados da cultura pop podem ajudar você a entender melhor esse tema.
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Os rumores de um trailer iminente de Star Wars: O Último Jedi promoveram um efeito cascata de agitação no escritório de Londres. Acho que ouvi os gritos mais altos das equipes de digital e produção… e o que isso tem a ver com storytelling? Você já vai ver!
A ópera espacial mais famosa do mundo é uma das séries de filmes de maior bilheteria e de maior extensão de todos os tempos. Logo, o que exatamente constitui o núcleo de seu apelo intra-geracional e intracultural? Uma belíssima história.
Uma belíssima história, você tem
Fazemos uso da ferramenta de storytelling com nossos clientes para desvendar alguns dos elementos fundamentais de uma marca do futuro, particularmente um propósito: “Qual é a sua jornada?” e valor inspirador “Você luta a favor e contra o quê?” Exemplos de storytelling envolvem uma narrativa clara e proporciona direção e foco, os quais são fundamentais quando consideramos como a história de uma marca pode desenvolver através dos três Cs (citar, conectar e comprometer) da experiência de marca.
O diretor George Lucas reconhece a influência do mitólogo americano Joseph Campbell e seu estudo seminal sobre mitologia comparativa, ‘O herói de mil faces’. Campbell questionou ‘o que torna os mitos tão inspiradores?’ e descobriu que eles oferecem à sociedade a capacidade de sentir empatia para com o herói (a nível individual) e apoiar a sua jornada e sucesso de maneira coletiva.
Quando as marcas exploram o storytelling em seu branding marketing e a narrativa da jornada do herói, os consumidores sentem que são inspiradoras, confiáveis e que existem altruistamente para o benefício de todos nós. Inclusive, muitas vezes nos unimos por conta da crença dessas marcas em uma solução melhor.
A jornada do herói
Campbell divide a jornada do herói em cinco fases:
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- O herói começa no mundo convencional e é convocado para embarcar em uma jornada.
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- O herói aceita a convocação e embarca na jornada, enfrentando uma série de desafios pelo caminho.
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- A jornada culmina com um desafio extraordinário, o qual o herói deve superar, geralmente com a ajuda de aliados que embarcaram na jornada no meio do caminho.
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- O herói sobrevive e recebe uma grande recompensa ou conhecimento.
- O herói retorna para o mundo convencional triunfante e usa de sua recompensa ou conhecimento para melhorar a vida dos outros.
Portanto, com uma lente de marca sobre essa narrativa, considere os seguinte exemplos de storytelling:
UPS: Uma jornada de apoio ao comércio global. Embarcando em jornadas diárias para os confins da terra, muitas vezes enfrentando desafios de logística que são apenas superados com a ajuda de redes integradas, a UPS faz a gestão eficiente do fluxo de produtos, fundos e informações e auxilia na conexão do comércio mundial.
Solar Impulse: Uma jornada de criação de um futuro melhor. A Solar Impulse luta contra os opositores da energia renovável com base no desenvolvimento de uma aeronave movida somente pela luz do sol. Com o apoio de indivíduos pioneiros, a Solar Impulse gera e mobiliza o entusiasmo do público sobre o futuro de energias renováveis.
Hero Foods: Uma jornada de conservação dos frutos da natureza. A Hero Foods trabalha com alimentos autênticos e saudáveis, com base em seus 125 anos de conservação de frutas e vegetais. Buscando oportunidades nos quatro cantos da terra, a Hero cultiva os ingredientes mais saudáveis e saborosos da natureza e faz a entrega para famílias ao redor do mundo.
Assim, enquanto a saga de Star Wars se prepara para o seu oitavo capítulo, talvez seja o momento certo para avaliar a história, jornada e os personagens da sua marca. E, claro, o branding!
Que a força esteja com você.
Dave Ralph
Tags: branding, storytelling