Presente e futuro: como as tendências podem criar novas realidades?

O que você vai ler aqui: o texto aborda se existem de fato tendências de branding e como elas podem impactar nas estratégias de uma marca.

Por que é importante: muitas agências tentam antecipar o que pode acontecer de relevante no mercado. Por isso, desmistificar alguns pensamentos sobre tendências é fundamental.

Tempo de leitura:  1 minuto 

É muito comum para as agências de branding viver tentando se antecipar às próximas tendências. Tentamos, a todo custo, prever o futuro e traçar novos planos para sair na frente da concorrência e ser chamada de pioneira. Como nem sempre isso é possível, a alternativa é acompanhar de perto as novidades para criar a estratégia de branding mais adequada.

Agora, muito provavelmente você está se perguntando”como fazer isso?”. Antes de mais nada, é importante entender que essa não é uma questão de resposta simples, afinal, estamos falando de gestão de marca. Qualquer erro de planejamento e sua estratégia  pode ir toda por água abaixo. Mas calma, sem desespero! Acreditamos que esse texto, no final das contas, vai te deixar um pouco mais tranquilo.

Quais são as tendências do futuro?

As tendências do futuro são as mesmas de hoje. E isso não quer dizer que nada irá mudar, pelo contrário. Isso significa que as mudanças estão acontecendo agora, nós vivemos no futuro! Felizmente, a nossa cultura e sociedade são mutáveis e, a cada dia, estamos criando novas realidades. Ou seja, o título desse texto é quase uma pegadinha: são as novas realidades que criam tendências, e não o contrário.

Para pegar um exemplo bem atual, pensemos no mercado de beleza. Hoje, a tendência da sociedade é promover a beleza multicultural, mostrando os diversos tipos de pele, cabelo e traços culturais e étnicos que antes eram ignorados (por isso o felizmente ali em cima!). E, como não poderia deixar de ser, essas novas formas de enxergar o mundo refletem na forma com que consumimos e interagimos com as marcas. Portanto, nada mais natural que uma marca pense sua comunicação e sua estratégia de branding com base nisso.

E agora, como aproveitar as tendências na estratégia de branding?

Mais uma pergunta sem resposta fácil. Um fato inegável quando falamos de tendências, gestão de marcas e branding: os departamentos de marketing das empresas estão em constante pressão para inovar. E é justamente isso que costuma atrapalhar na criação de ideias que realmente fazem a diferença.

Na ânsia de querer ser inovadora, as marcas acabam querendo abraçar o mundo, conversar com todos os públicos e, inevitavelmente, falham em sua missão. Como toda estratégia de branding, é necessário planejamento, coerência e, muitas vezes, mudanças de hábitos e da própria cultura da empresa.

É aqui que entra a parte do alívio: você não vai conseguir antecipar o comportamento humano e nem adivinhar o futuro, portanto, pare de tentar. Respire e tenha em mente que, toda gestão de marca irá envolver muita pesquisa, estudo e planejamento antes do desenvolvimento de qualquer ação. E os riscos mesmo assim vão existir.

As chances que, de uma hora pra outra, a grande ideia revolucionária caia no seu colo são mínimas, e está tudo bem. As agências de branding, por exemplo, existem para ajudar as marcas a abrirem a mente para as novas possibilidades, sem atropelar etapas e perder a sua essência. Portanto, mais planejamento e menos previsões!

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