O que é ser brasileiro: como nós nos vemos

O que você vai ler aqui: o artigo traz os insights da FutureBrand São Paulo sobre como o que é ser brasileiro por quem mais entende: nós mesmos!

Por que é importante:   ser brasileiro não é tarefa fácil, não é mesmo? Somos um país muito complexo, porém fascinante. Entender como nos relacionamos com a nossa origem é fundamental para melhorarmos nossas ações de marketing e branding.

Tempo de leitura:  2 minutos

 

Você já se perguntou o que é ser brasileiro? Nós, justamente por sermos brasileiros, sabemos o quão complexa é essa questão. E, mais do que entender a nós mesmos, a resposta para essa pergunta pode colaborar para ações e iniciativas mais assertivas para esse público. Portanto, se você trabalha com comunicação ou branding, essa breve análise feita pela FutureBrand levanta insights interessantes sobre o assunto.

Identidade

Como sabemos, a construção da identidade passa por diversos processos e é resultado de muitos fatores. A junção deles compõe a essência do brasileiro: somos autênticos em nossas ações e simples na forma de viver, temos uma ótima capacidade de socialização nos mais diversos ambientes e somos perpetuadores das nossas tradições e histórias. Mas, afinal, como o brasileiro se enxerga?

O que é ser brasileiro para ele próprio

A relação do brasileiro com a sua origem explica muita coisa sobre a complexidade do nosso povo: somos duais, mas simultâneos. Ao mesmo tempo que renegamos nossa origem, a exaltamos.

Analisando o cenário sócio-histórico, percebemos que o brasileiro costumava ver o próprio país sob uma ótica imperialista, seguindo valores europeus e norte-americanos, solidificados em nossa cultura por muitos anos. O que vinha de fora era sempre melhor. O brasileiro tentava ao máximo esconder suas origens e “se camuflar” nos costumes estrangeiros.

Da mesma forma, tinha o costume de exaltar a cultura nacional, mas de uma forma bastante espetacularizada e com o objetivo de exposição. Não era a identidade que ele queria revelar, mas sim, uma visão estereotipada e superficial.

É a partir daí que identificamos uma dualidade de sentimentos: ora desvalorizamos nossa origem, ora nos orgulhamos dela.

O brasileiro hoje: ressignificação

Atualmente, podemos perceber que o brasileiro adquiriu um olhar mais nacionalista e que busca compreender melhor suas origens. Porém, a dualidade de renegar e exaltar continua presente.

Por um lado, ele se vê impregnado pelo juízo de valor internacional e, por isso, começa a negar comportamentos e aspectos culturais do próprio país – mais um legado da ótica imperialista. Por outro lado, também passa por um processo introspectivo de redescoberta sobre o que é ser brasileiro. Isso cria um forte movimento de ressignificação de símbolos e códigos culturais, que passam a valorizar a sua origem, suas construções e suas vivências.

Como manifestação dessa ressignificação, está um novo entendimento do que é brasilidade, diversidade, herança e artesanalidade – perspectivas que as marcas passam a compreender e adotar para suas estratégias de negócio. Elas se identificam com essa nova dinâmica e embarcam no movimento, sendo coadjuvantes na reconexão do brasileiro com a sua origem.

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