O mundo do big data e da personalização em tempo real transformou o digital em uma espécie de curadoria silenciosa da nossa vida. A cada playlist e visual estiloso feitos sob medida para nós, nosso anseio pelo inesperado se torna mais insaciável.
É nesse contexto que se desenha a próxima fase das lojas. Agora, esses espaços vão oferecer uma fuga do mundo digital e sua superficialidade e curadoria perfeitamente planejadas. O varejo que encanta devolverá ao consumidor o papel de explorador e, com isso, o prazer da descoberta.
É preciso encantar
O varejo “instagramável” foi bem-sucedido em um primeiro momento, mas hoje parece banal. Os consumidores buscam algo mais profundo, algo que instigue sua imaginação e os conecte uns com os outros e com o mundo à sua volta.
Existem algumas maneiras de se fazer isso:
Capture a beleza do efêmero
Busque pontos em que o espaço físico pode entregar o seu produto ou serviço com efemeridade. Em uma época na qual os consumidores têm seus desejos constantemente saciados por soluções personalizadas, nada mais memorável do que um ambiente que traga à tona o inesperado.
Reconecte os clientes com seus sentidos
Crie experiências que façam florescer os sentidos dos clientes. No nosso dia a dia, não estamos acostumados a experimentar sensações diferentes. Aproveitar-se dessa monotonia pode ser um insight interessante.
Ofereça seu serviço com maestria
Muitas vezes, as pessoas que representam uma marca no varejo têm um enorme potencial de transmitir a personalidade delas, indo além do espaço físico em si. Por isso, procure sempre oferecer experiências com cuidado e maestria. Faça do seu serviço uma ciência, um teatro.
Use o poder da arte
A arte, por meio do escapismo, tem o poder de criar fortes laços emocionais. Use isso a seu favor. Convide seu cliente a imergir em um ambiente que o faça enxergar a realidade sob uma nova perspectiva.
Hoje, somente um ambiente imersivo é capaz de criar conexões emocionais. Exaustos da monotonia do marketing direcionado, os consumidores agora buscam lugares para explorar as fronteiras do entretenimento e do enriquecimento.
Baixe o relatório O varejo e a descoberta de cada dia e descubra como as marcas mais inovadoras estão transformando suas lojas em espaços de conexão profunda com seus clientes.
Tags: arquitetura, experiência de marca, varejo