Identidade visual: como criar uma marca memorável

O que você vai ler aqui: identidade visual é muito mais do que a criação do logo. Nesse texto você vai entender melhor sobre o tema.

Por que é importante: toda empresa precisa de uma identidade visual que represente com fidelidade o que é a marca.

Tempo de leitura:  3 minutos 

Ao falar sobre como criar uma marca, é basicamente impossível não pensarmos na identidade visual como um dos principais pilares para essa construção. E mesmo o tema sendo amplamente discutido já por bastante tempo, é normal que as pessoas ainda acreditem que identidade visual se resume ao logo e suas cores.

Na verdade, é preciso ir mais além nesse conceito para criar uma marca memorável, que se mantenha no imaginário da população e seja reconhecida imediatamente. Afinal, não precisa estar escrito “Gol” para identificarmos os pontos de contato da marca num aeroporto. A cor laranja faz esse papel.

O que é Identidade Visual

Antes de mais nada, é preciso entender o que é identidade e como ela é construída. Falando de nós mesmos: como definimos a nossa identidade? Sabemos que uma identidade vai muito além do nosso nome, RG e CPF. Na realidade, a identidade é um construída através de uma combinação de aspectos físicos e comportamentais. Resumindo: nossa identidade é como nos expressamos e como somos percebidos pelas outras pessoas.

Mas, como sabemos, as formas de expressão de um indivíduo podem ser inúmeras: pelo cheiro (aquele seu perfume que todos seus amigos sabem que você ama), pelo som (pode ser da sua voz ou as músicas que você ouve), e até pelo tato e pelo gosto. E cada uma delas irá impactar de forma diferente quem se relaciona com você.

Portanto, a identidade visual nada mais é do que a expressão através de signos visuais que podem ser percebidos pelo olhar. No caso das marcas, a identidade visual é uma tangibilização de um posicionamento, por meio de aspectos visuais, sejam eles aplicados em um texto, em uma foto, vídeo, gestos, etc.

Ou seja, da mesma forma que um pianista expressa pela música os seus diversos sentimentos, como raiva, tristeza, alegria e amor, uma marca pode expressar seus conceitos mais abstratos através da linguagem do design. Agora, a grande dúvida que motivou esse texto: como criar uma identidade visual impactante?

Imersão

O primeiro passo para construir uma marca realmente memorável é fazer uma imersão em seu posicionamento (por isso é muito importante que a marca tenha esse posicionamento bem definido, preferencialmente por uma agência de branding) e interpretá-lo por meio da linguagem do design. Basicamente, é preciso identificar a essência da marca para depois traduzi-la em identidade visual. Para isso, elencamos aqui quatro itens essenciais que são responsáveis por criar uma identidade visual impactante:

1- Seja verdadeiro com você mesmo

A identidade visual não pode representar algo que você não é. Obviamente, alguns elementos terão inspirações já existentes e modernas, mas não podemos forçar uma essência que não é a real. É necessário, portanto, entregar uma identidade que seja compatível com  a sua entrega, com o seu produto e, claro, com o seu público.

2- Seja único

Sabemos que parece um pouco óbvio, mas para você ser único, é preciso muito estudo, principalmente da concorrência. É preciso ver quem está fazendo algo similar, usando cores parecidas, nome parecidos, etc. Ou seja, uma boa visão de mercado para identificar não só quem está na prateleira do seu lado ou só quem oferece um serviço similar, mas sim o mundo inteiro e suas referências.

3- Seja uma plataforma

A identidade visual de uma marca é um sistema que não se resume apenas a um logo ou símbolo. Ela possui toda uma tipografia, paletas de cores, tipos de grafismos, etc. Um exemplo fácil de reconhecer é o da Lego. Basta olhar para uma tela retangular com grafismo de bolinhas que você sabe que estamos falando da empresa, sem necessidade de ver o logo. E isso é importante porque você consegue apresentar a sua marca em vários meios, seja um vídeo ou uma peça digital.

4- Seja vivo

Uma marca precisa ser dinâmica e estar onde as pessoas estão. Um movimento muito comum e necessário atualmente, por exemplo, é que as marcas já nasçam no digital. E isso vale para todos os segmentos, do banco ao supermercado. É preciso ainda, pensar na marca com movimento, que não seja apenas bonita, mas que demonstre personalidade. Marcas, assim como nós, também possuem comportamento, e precisam ter um comportamento vivo, animado e fluído.

Por fim, é importante que as marcas entendam que a identidade visual não precisa apenas representar o que você é hoje. Identidade visual também é intenção: uma maneira de materializar foco e esforços para onde queremos estar. Ela precisa ser uma plataforma com elasticidade para se adequar a diferentes futuros. Afinal, se o ser humano não fica preso para sempre em uma identidade, as marcas também não.

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